Num futuro todos os pneus de camião Goodyear vão incluir um microchip que vai permitir a localização e a recolha dos dados (pressão e a temperatura).
A Goodyear anuncia pela primeira vez a utilização comercial de microchips em pneus para camiões. Estes microchips permitem evitar o roubo de pneus dos atrelados, uma prática que afeta os operadores de frotas e que em tempo de crise se acentua ainda mais. O novo pneu para atrelado Goodyear Regional RHT II RFID (Identidade de rádio frequência) 435/50R19.5 integra um microchip que estabelece uma ligação, via internet, com o programa de gestão de pneus FleetOnlineSolutions.
Ainda que os chips do RFID atualmente apenas tenham dados de identificação, no futuro será possível dar-lhes um caráter dinâmico de forma a permitir a monitorização de fatores como a pressão e temperatura em tempo real. Igualmente, a Goodyear prevê a ampliação do RFID num futuro próximo a outros tipos e tamanhos de pneus. Este facto vai constituir um grande avanço para melhorar a segurança dos condutores e dos pneus protegendo-os contra roubos e incidentes.
“O roubo de pneus de atrelados é uma realidade. Mesmo quando a polícia recupera os pneus roubados, é impossível provar a sua origem visto que os dígitos de identidade dos pneus normalmente são removidos. A partir de agora, com a introdução do microchip nos pneus, não podem ser removidos sem os destruírem. Isto significa que os ladrões não conseguem apagar a origem dos pneus e desta forma evitamos roubos dos que apresentarem o logótipo RFID na parede lateral” comentou Nieves Fuentes, Diretora de Comunicação da Goodyear Dunlop Ibéria.
O novo pneu também oferece aos operadores de frotas vantagens como um menor tempo de paragem, uma melhor gestão dos pneus e maior segurança.
A inspeção dos pneus pode ser um processo lento, visto que cada pneu tem de ser identificado pelas suas marcas na parede lateral, que frequentemente não são fáceis de ver por causa da sujidade ou rasuras. O dispositivo RFID permite a um operador identificar rapidamente cada pneu passando um scanner portátil em torno da parede lateral e registar em seguida a informação, eletronicamente, de maneira precisa.
O microchip é integrado nos pneus na linha de montagem e programado com um código único que o identifica, permitindo a um leitor portátil determinar o tipo e tamanho do pneu, bem como o seu número de identidade único. Um fornecedor de serviços da Goodyear ou operador de frotas pode, rapidamente, ler todos os pneus RFID e registar os detalhes eletronicamente, poupando tempo e assegurando a precisão. O controlo do stock de pneus novos, usados e com re-revestimento do rasto é outro dos benefícios deste avanço.
Os pneus RFID são produzidos actualmente no Luxemburgo. A fábrica da Goodyear situada em Wittlich, na Alemanha, vai também produzir estes pneus.
A Associação Confort Auto informa que de momento não tem disponível os pneus de camião Goodyear com microchip.
Para mais informações visite Goodyear.