Pouco a pouco, os veículos elétricos circulam com mais frequência nas nossas estradas. E é que esta nova mobilidade veio para ficar com o objetivo de promover cidades mais sustentáveis. Entre algumas das suas vantagens encontramos menos poluição por não utilizar combustível. Mas será que sabemos o consumo de um carro elétrico? Na Confortauto vamos responder a esta e outras questões. Continue a leitura!
Porquê apostar na mobilidade elétrica?
Os carros elétricos são hoje a alternativa mais utilizada aos tradicionais veículos a gasolina ou diesel que conhecemos. Como mencionamos anteriormente, entre seus principais benefícios está a redução das emissões de gases poluentes na atmosfera.
Sem dúvida, é uma opção mais sustentável e amiga do ambiente. E embora você tenha que fazer um investimento maior a longo prazo para conseguir um, estes são mais baratos devido ao seu menor custo de manutenção e economia de combustível.
Como é medido o consumo de um carro elétrico?
A primeira coisa que vamos tentar saber é como se mede o consumo num carro elétrico. Isso não tem mistério, porque o processo é o mesmo de uma combustão. Assim, a fórmula utilizada é a energia consumida por distância percorrida.
A diferença é a unidade de medida utilizada, já que o consumo de um carro a gasolina ou diesel é indicado em litros (l), que por cem quilômetros seria expresso em l/100 km. Enquanto isso, em um carro elétrico é medido em quilowatts-hora (kWh), que no caso de percorrer cem quilômetros serão usados kWh/100 km. Isso porque um veículo elétrico não usa combustível, mas baterias que armazenam o máximo de energia possível.
Observações! Se quisermos obter os dados exatos do consumo do nosso carro elétrico teremos que usar esta fórmula: dividir a capacidade da bateria (kWh) pelo consumo médio (kWh/100 km), e depois multiplicar esse resultado por 100.
Objetivo: eficiência energética
Quando alguém nos pergunta sobre a eficiência energética do nosso carro elétrico estaremos a referir-nos à quantidade de energia, do total armazenado na bateria, de que realmente precisamos para mover o nosso veículo. Portanto, quanto mais alto for, mais eficientes seremos.
Logicamente, também devemos ter em mente que a autonomia de um carro elétrico pode ser aumentada de acordo com o tamanho e a capacidade da bateria, que é o equivalente ao tanque de combustível. Então, quanto maior nós tivermos mais autonomia.
O que afeta o consumo de um carro elétrico?
A autonomia de um carro elétrico pode ser afetada por vários fatores, que podem impedir que o seu desempenho seja 100% ideal.
- Entre eles encontramos a temperatura exterior, e o frio extremo pode reduzir o consumo em até 40% em condições climáticas muito adversas.
- Outra razão, e muito importante, é a nossa forma de conduzir. Tal como acontece com um carro a gasolina ou diesel, o nosso estilo de condução é fundamental na condução elétrica. Assim, devemos evitar qualquer comportamento agressivo ao volante para que o consumo de energia não aumente.
- O peso do veículo também é uma parte determinante que pode variar o consumo de energia. E é que quanto mais peso suportarmos no carro, mais energia precisaremos para nos mover.
- Igualmente importante é o estado dos pneus dos carros elétricos. A pressão das rodas baixa ou defeituosa pode afetar o consumo de combustível e a segurança. Na Confortauto somos especialistas em pneus para veículos elétricos para satisfazer as suas necessidades neste tipo de veículos.
- Da mesma forma, devemos prestar atenção à tecnologia do fabricante, à potência da bateria, à aerodinâmica do veículo ou às características do terreno, pois estes são fatores que também influenciam.
Mas quanto custa carregar um carro elétrico?
Deixando de lado o lento desenvolvimento do plano de mobilidade elétrica em Portugal, uma das dúvidas mais frequentes é quanto custa carregar um veículo elétrico. Muitas pessoas pensam que precisam de muita energia para serem recarregadas, mas, na realidade, o seu consumo de energia é muito menor em comparação com um de combustão.
Mas, como em tudo, isso depende de outros fatores, como o tipo de carga ou carregador do nosso carro ou ponto de carregamento, e até mesmo o intervalo de tempo escolhido. O mesmo acontece quando se coloca a máquina de lavar roupa em casa, porque a taxa de eletricidade varia de acordo com a hora ou o dia.
Para calcular o custo do carregamento só teremos de multiplicar a capacidade da nossa bateria pelo preço da eletricidade no momento da recarga. Se tivermos em conta a autonomia do veículo, o preço de percorrer 100 km pode ser deduzido. E embora os custos da eletricidade se tenham tornado mais caros, o custo por quilómetro percorrido de um modelo elétrico ainda está abaixo dos três cêntimos, muito inferior ao da gasolina que rondaria os sete cêntimos. Porque os combustíveis fósseis também viram o seu preço aumentar devido a guerras e crises económicas.
A opção mais económica para a sua mobilidade
Como vimos neste artigo da Confortauto, o consumo num carro elétrico é medido de forma diferente e pode ser afetado por vários fatores. No entanto, a mobilidade elétrica é hoje a opção mais vantajosa e ecológica para os condutores e para o planeta. Além disso, os modelos elétricos são geralmente mais eficientes do que os modelos a gasolina, pois usam uma quantidade menor de energia para percorrer a mesma distância.
Resolva as suas dúvidas instantaneamente!
Qual a unidade de medida de consumo em carros elétricos?
O consumo em carros elétricos é medido em quilowatts-hora (kWh), que representa a quantidade de energia que a bateria de um veículo é capaz de fornecer em uma hora. Normalmente, a fórmula kWh/100 km é usada para saber o consumo necessário para percorrer 100 quilômetros.
Quanto consome um carro elétrico?
Embora dependa do modelo, o seu consumo situa-se geralmente entre os 15 e os 20 kWh/100 km.
Um carro elétrico é mais caro do que um carro a gasolina ou diesel?
A longo prazo, os veículos elétricos podem ser mais económicos devido aos seus menores custos de manutenção e poupança de combustível. Além disso, são mais respeitosos com o meio ambiente por não emitirem gases poluentes.
Como a temperatura influencia o consumo de um carro elétrico?
Por exemplo, em condições de frio extremo, a autonomia de um carro elétrico pode ser reduzida em até 40%.
Os carros elétricos consomem muita energia ao carregar?
Não, embora seja comum ouvir o contrário. Os carros elétricos geralmente consomem menos energia em comparação com os carros de combustão interna.
O que é eficiência energética num carro elétrico?
A eficiência energética num carro elétrico refere-se à quantidade de energia total armazenada na bateria que é realmente utilizada para mover o automóvel.
Pingback: Como conduzir um carro elétrico no inverno - Blog Confortauto PT