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Escolha os seus pneus INSA ECO

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                  Os tamanhos de pneus mais populares

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                  Que pneus são adequados?

                  Uma das razões para a vida útil dos pneus é que eles não têm prazo de validade, então não acredite em quem pensa o contrário. A data de fabrico na lateral, o código DOT, apenas indica quando foi fabricado. Recomenda-se que os pneus sejam verificados por um profissional após 5 anos de fabrico, mas isso não significa que estejam vencidos ou que não possam ser usados. Isso é um mito!

                  Qual é a vida útil dos pneus?

                  Infelizmente, não há uma resposta exata para esta questão. Sabemos que deseja uma resposta, mas dar um número específico seria errado, pois a vida útil de um pneu depende de muitos fatores, tanto do próprio pneu como de fatores externos. No entanto, vamos dar-lhe uma ideia do que pode influenciar a duração dos pneus.

                  No entanto, sabemos que gosta de números, e muitas pessoas acreditam que os pneus premium duram entre 40.000 e 50.000 km, enquanto os pneus mais baratos duram cerca de 10.000 a 15.000 km.

                  Quando deve mudar os pneus?

                  Saber quando mudar os pneus é crucial para a segurança ao conduzir. Seria surpreendente ver que ainda há muitas pessoas que continuam a conduzir pneus além dos limites razoáveis. Embora a troca das tapetes do carro não seja particularmente importante, há elementos com os quais não se pode brincar. Os pneus são um desses elementos, se não o mais importante.

                  Os pneus podem ser perigosos por várias razões:

                  • Desgaste normal.
                  • Dano por acidente que não nota: por exemplo, choques típicos com os passeios.
                  • Mudanças físicas causadas pelas condições climáticas.
                  • Danos estruturais internos ocultos.

                  Mas nem todos os danos têm as mesmas consequências. Alguns são mais graves que outros. Portanto, é importante saber como reconhecer quando os pneus começam a representar um risco e quando se tornam inutilizáveis:

                  • Quando a profundidade do piso for inferior a 1.6 mm.
                  • Se alguma parte do pneu se soltar ou deformar.
                  • Se o talão do pneu (a parte reforçada que prende o pneu ao aro) estiver visível ou houver deformações.
                  • Se o interior do pneu tiver manchas, rachaduras ou arranhões.
                  • Se o lado do pneu tiver bolhas ou rachaduras, indicando que a estrutura interna está danificada.
                  • Se houver cortes no exterior, mesmo que pequenos.
                  • Quando surgirem sinais de cristalização.

                  Porque é que o ângulo da direção afeta os pneus?

                  O alinhamento implica ajustar três componentes principais da geometria: rodas, suspensão e direção do veículo. É feito para evitar falhas e vibrações enquanto conduz.

                  Com um bom alinhamento, pode obter benefícios imediatos, como poupanças e maior segurança, entre outros.

                  Quais são os fatores que afetam o desgaste dos pneus?

                  O desgaste normal dos pneus refere-se ao desgaste que ocorre de forma uniforme, sem que nenhuma parte se desgaste mais do que outra. Normalmente, a profundidade do piso é inferior a 1.6 mm, que é o limite legal para o seu uso. No entanto, o desgaste pode ser maior devido a outras causas anormais, que são descritas pela Confortauto.

                  Desgaste nas bordas

                  Este tipo de desgaste é o mais comum e resulta de um erro frequente na condução. Se os pneus se desgastam mais nas bordas do piso, isso deve-se a uma pressão de ar insuficiente. Neste caso, a pressão concentra-se nas curvas, acelerando o desgaste dessas áreas.

                  Isso também ocorre quando o peso ou carga do veículo é excessivo, o que ultrapassa a capacidade do veículo. Isto pode fazer com que o carro consuma mais combustível, aumentando a resistência ao ar e também diminuindo a precisão da direção.

                  Se o pneu se desgastar mais do lado exterior, o veículo está a transportar um peso excessivo nesse eixo. Ou pode ser que o ângulo de inclinação seja excessivo ou positivo. Onde quer que o pneu esteja em contacto com o asfalto de forma mais intensa, o desgaste será acelerado. O mesmo acontece se o desgaste aparecer no interior do pneu devido a um ângulo negativo.

                  Desgaste no centro

                  Isto é o oposto ao desgaste descrito anteriormente. O centro do piso desgasta-se mais porque o pneu recebe demasiada pressão. Neste caso, as bordas tocam pouco ou mal a superfície, pelo que o centro está sujeito a maior esforço. Isto pode causar vários problemas, como maior distância de travagem e menor conforto ao conduzir. Também aumenta o risco de aquaplanagem.

                  Desgaste diagonal ou multizona

                  Este é mais raro, mas pode ocorrer. Pode ser causado por uma má instalação do pneu ou por pancadas na suspensão que desgastam o pneu de forma irregular. O desgaste pode aparecer em várias áreas devido a travagens deslizantes, problemas no sistema de travões, ABS, jantes deformadas ou desequilíbrio.

                  Desgaste na lateral

                  Este é outro dos problemas mais comuns dos pneus que podemos observar. Quando isso acontece, é consequência dos impactos ou danos na lateral do pneu. Como resultado, a camada interna do pneu danifica-se ainda mais, permitindo que o ar entre na lateral. Se isso não for reparado a médio prazo, aumenta o risco de a estrutura se partir. Isto é especialmente certo se a pressão do pneu for alta, se se conduzir de forma desportiva ou se o calor do verão aumentar.

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