A Michelin lançou um programa piloto com uma nova gama de pneus sem ar, denominada Michelin Uptis. Este projeto começou no dia 10 de janeiro com uma frota de carrinhas de entregas da empresa DHL Express, chegando a Almeria, onde foram testados em condições reais com excelentes resultados. Na Confortauto acreditamos que o sucesso deste novo projeto será fundamental para o futuro do sector automóvel. Porquê? Se quer saber, continue a ler!
Uma revolução no sector automóvel
Porquê Uptis? É o acrónimo de Unique Puncture-Proof Tyre System. Com esta inovação, a Michelin tornou-se o primeiro fabricante a garantir pneus anti-perfuração compatíveis com todas as séries de automóveis, num plano de distribuição fechado.
Mais de 40 milhões de euros e 50 patentes
Para o seu desenvolvimento, o fabricante francês contou com o apoio da General Motors, com um investimento de pouco mais de 40 milhões de euros. Os pneus Uptis são o resultado de cerca de cinquenta patentes sobre a sua estrutura e os seus materiais. Este facto demonstra o firme compromisso da Michelin para com uma mobilidade mais segura e mais sustentável. Um compromisso igualmente apoiado pela Confortauto na sequência do seu último relatório ‘Para uma mobilidade sustentável na oficina de pneus’.
O objetivo, em conjunto com a DHL, de equipar a sua frota com os primeiros pneus desta série, era realizar uma distribuição capilar – a última etapa do processo de entrega – em Singapura antes de 2024. O sucesso do projeto foi tal que anteciparam consideravelmente a sua comercialização para um ano antes do previsto, como afirmou Bruno De Feraudy, responsável pelas actividades OEM (Original Equipment Manufacturer) da Michelin.
Espanha como laboratório de testes
Estes novos pneus foram testados não só na Ásia, mas também na Europa, tendo Espanha sido o país escolhido para realizar os testes relacionados com o nível de ruído dos novos compostos. Concretamente, foram efectuados no Centro de Experiência Michelin de Almeria (CEMA), situado entre Nijar e o Parque Natural do Cabo de Gata. Estas instalações foram inauguradas em 1973 com o objetivo de realizar todo o tipo de testes para garantir que as prestações dos pneus Michelin cumprem os seus exigentes padrões de qualidade antes do início da produção em série e posterior lançamento no mercado.
A tecnologia ao serviço da sustentabilidade
De acordo com a análise da empresa, a tecnologia de ponta de Uptis poderia evitar o desgaste prematuro de 200 milhões de pneus por ano em todo o mundo, economizando até dois milhões de toneladas de material. A sua tecnologia airless é a chave do projeto e pode ser a chave para alcançar um modelo de pneu sustentável até 2050. Atualmente, cerca de 20% dos pneus são descartados prematuramente devido a furos ou rebentamentos (12%), ou desgaste irregular causado por deficiências de pressão (8%).
De facto, quando o lançamento destes pneus se tornou conhecido, muitos outros fabricantes e marcas tiveram de avançar com os seus próprios desenvolvimentos. A Toyota e a Sumitomo Rubbers, por exemplo, anunciaram recentemente que comercializarão os seus pneus sem câmara de ar até 2025. Esta colaboração representa um marco importante para o sector, com o objetivo de conseguir pneus respeitadores do ambiente e reduzir a zero as emissões líquidas de carbono na rede automóvel mundial.
Vantagens dos pneus sem ar Michelin Uptis
As vantagens da aplicação desta tecnologia revolucionária são as seguintes:
– Respeito pelo ambiente
O fabrico destes pneus implica custos de produção mais baixos. São necessários menos materiais, o que contribui para uma produção mais limpa e mais sustentável. Todos os componentes utilizados são de origem biológica e biodegradáveis. Vale a pena lembrar que estes pneus são reparados com recurso a impressoras 3D, uma tecnologia que pode ser utilizada em qualquer altura para adicionar borracha perdida durante a condução e prolongar o seu desempenho. Um avanço que será a tendência geral da indústria automóvel a longo prazo, mas em que a Michelin é pioneira, graças ao enorme esforço de inovação e investigação.
– Seguro (anti-furo)
Outro dos grandes atrativos dos pneus sem ar Michelin Uptis é a impossibilidade de sofrer furos com eles. Assim, você pode circular com a tranquilidade de que não sofrerá esses problemas em uma viagem de longa distância. Esta qualidade traduz-se num aumento espetacular da segurança rodoviária, eliminando paragens no meio das estradas para reparar furos ou rebentamentos. Sem falar na economia de dinheiro e tempo por não ser obrigado a trocá-los com frequência.
– Resistente
Esta gama inclui um conjunto de jantes e pneus à prova de furos destinados a automóveis de passageiros e carrinhas ligeiras, com uma estrutura inovadora que pode suportar o peso destes veículos. Isto proporciona rodas de longa duração, com o consequente aumento do conforto de condução. E o seu design plug-and-play evita ter de se preocupar com os perigos que podem afetar as rodas durante a circulação. Além disso, limita o número de pneus descartados como resultado de furos, que de acordo com estudos anteriores da marca, somam mais de um bilhão a cada ano em todo o mundo.
– Produzem a curto, médio e longo prazo
Estes pneus Michelin inovadores facilitam a tarefa de otimizar e atualizar uma frota que se tornou obsoleta devido ao desgaste dos pneus. Agora pode ser remediado com uma solução homogénea e durável, que proporciona um desempenho impecável a curto, médio e longo prazo.
– Versátil e adaptável
Estes pneus adaptam-se a todo o tipo de utilizações e veículos, independentemente de serem automóveis ou carrinhas ligeiras. Também é irrelevante se se destinam a uso privado ou a uma frota. Uma versatilidade surpreendente que foi alcançada graças a uma arquitetura e materiais projetados para suportar todos os tipos de tonelagens e velocidades.
O futuro dos pneus em confortauto.pt
A utilização de tecnologias e produtos mais respeitadores do ambiente em todos os tipos de sectores económicos e industriais constitui uma procura social crescente. E os pneus sem ar Michelin Uptis representam uma excelente oportunidade para o conseguir. Bem, eles combinam compromisso ecológico, conforto e segurança, não tendo que se preocupar com furos e outros perigos na estrada. O futuro dos pneus já chegou, e muito em breve poderá encontrá-los na sua oficina de confiança Confortauto e no nosso site, embora possa adquirir modelos convencionais e comprar pneus Michelin em confortauto.pt.