Há uma enorme variedade de pneus no mercado. Com certos desenhos, medidas, para diferentes estações do ano, de acordo com o clima em cada um deles, de alguns materiais ou outros, etc. Mas neste novo artigo, da Confortauto, vamos focar-nos exclusivamente nas disparidades entre os pneus largos vs. pneus estreitos. Logicamente, cada um tem as suas vantagens e desvantagens. Mas quais são as diferenças básicas entre um e outro? Abaixo mostramos-lhe em profundidade destas duas opções para montar no seu carro.
Largo ou estreito? Esta é a questão.
Pensa-se muitas vezes que um pneu largo é mais seguro porque tem uma maior superfície de aderência ao asfalto. Mas não é inteiramente verdade. Além da maior área em contacto com o solo, outros fatores também entram em jogo na segurança da roda, como o perfil, por exemplo. Vamos olhar para alguns aspetos importantes para usar um modelo ou outro.
Diferenças entre pneus largos vs. estreitos
Os pneus são a parte do carro que está sempre em contacto com o asfalto. Por isso, devem adaptar-se perfeitamente ao veículo. Entre todas as opções no mercado, os estreitos têm várias características relevantes que as tornam fundamentais para a salvaguarda e melhoria do desempenho do carro.
– Aquaplaning
Os estreitos têm uma área de superfície menor, o que significa uma menor resistência ao piso e, portanto, menos consumo de combustível. Também têm uma maior adaptabilidade às alterações climáticas, especialmente as relacionadas com a humidade. Não é de estranhar que tenham muita resistência ao aquaplaning ou, o que é o mesmo, ao deslizamento de um carro descontroladamente quando não há adesão suficiente à estrada por água. Por sua vez, este tipo será ideal para estações como o inverno, respondendo melhor com neve ou até mesmo lama.
Curiosamente, os largos apresentam mais problemas para o famoso aquaplaning. Embora secos tenham uma excelente tração, circulando em poças têm mais dificuldade. Ao ter uma superfície de contacto mais ampla com o asfalto, você precisará evacuar mais água enquanto eles estão correndo. Além disso, terão mais possibilidades de flutuar do que os estreitos. Nestes casos, então, a solução para evitá-lo é parar de acelerar e não tirar os olhos da estrada, saber conduzir ou conduzir à chuva é essencial.
– Resposta de travagem
Os pneus largos geralmente oferecem uma melhor resposta no asfalto a situações de travagem súbita. Isso é porque oferecem mais adesão por terem mais superfície. Ou seja, oferecem uma maior resistência ao rolamento, embora, sim, tenham uma desvantagem: podem consumir mais combustível. Quanto aos estreitos, precisarão de uma distância mais longa para conseguir uma travagem ótima.
As características de ambas as rodas em termos de travagem terão muito a ver com a temporada do ano. Assim, os largos serão ideais para a primavera e o verão, enquanto os estreitos para o outono e inverno.
–Manutenção
A manutenção dos pneus largos é maior do que a dos estreitos. Como os primeiros têm um perfil baixo, precisam de maior precisão com pressão para que não sejam danificados. Se o seu carro os instalar, deve verificar periodicamente. No caso de estreitos, com uma superfície de contacto mais baixa, a manutenção será menor. Desta forma, serão menos propensos a ter furos diferentes da largura. Da mesma forma, o desgaste será diferente.
–Preço
O preço de um pneu largo é maior que o estreito. Por exemplo, as rodas de 17 polegadas geralmente aumentam significativamente o preço do carro ou, em caso de substituição, da própria roda. Pelo contrário, pneus de 14 ou 15 polegadas, mais ou menos standard, exigirão um investimento menor.
–Ruído
Já comentámos que os modelos amplos têm mais resistência ao rolamento. Por essa razão, o ruído que geram ao entrar em contacto com o asfalto é maior. No caso dos estreitos, com menos atrito, o ruído causado é muito menor.
–Estética
Sem dúvida, a nível estético, os pneus largos darão um resultado melhor do que os estreitos, especialmente se a unidade que conduzimos tiver modificações ou estiver afinada. Se acrescentarmos a isso um pneu atraente, o resultado será melhorado. Os estreitos são mais práticos, esteticamente falando e menos apelativos.
E o futuro dos pneus com mobilidade elétrica?
Com veículos elétricos, o futuro parece inclinar-se para pneus estreitos. A tendência é que os carros não serão mais rápidos, nem vamos olhar para a estética tanto como para o desempenho. Portanto, poupar combustível no caso dos veículos a gasolina ou tirar mais da quilometragem dos veículos elétricos será a tendência.
Neste artigo, tentámos esclarecer as diferenças entre os pneus largos vs. estreitos, sem descurar o futuro da mobilidade. Como especialistas em pneus e mecânica integral, acreditamos que as rodas ideais são aquelas que melhor se adequam às nossas necessidades específicas e, claro, às nossas prioridades de condução. Como sempre, o utilizador é quem tem a última palavra. Lembre-se que se quiser encontrar o seu pode comprar pneus baratos em confortauto.pt, mas sempre da melhor qualidade.
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