Condução com calor

Condução com calor: como posso resolver isso?

Conduzir com calor pode causar fadiga e irritabilidade no condutor, o que é perigoso. As altas temperaturas podem fazer você adormecer ou ter microsonos, diminuir da atenção ou até causar agressividade e impaciência ao volante. Todos estes perigos podem levar a um acidente; É por isso que é tão necessário evitar o calor aoconduzir. Ou, na falta disso, aprenda a suportar. Na Confortauto ajudamos-te a consegui-lo.

Condução com calor

Recomendações contra altas temperaturas

Tem que conduzir com calor sufocante? Siga estas recomendações antes de pegar o carro!

Abaixe os vidros para arejar

Antes de começar a conduzir, abaixe os vidros para arejar a cabine do veículo e equalizar as temperaturas interna e externa. Também pode ventilar o carro durante a viagem abaixando os vidros. Mas tome cuidado para que nenhum ocupante estique os braços ou a cabeça para fora!

Mantenha a temperatura do ar condicionado constante

Se ligar o ar condicionado, sopre o ar quente para fora mantendo os vidros abaixados nos primeiros segundos. Mantenha a temperatura interna entre 22º e 24ºC, para evitar mudanças bruscas em relação ao exterior. Evite direcionar as grelhas para o rosto e peito, isto pode causar desconforto subsequente, como resfriados ou sensação de secura.

Planeie, refresque e descanse

Planeie os seus passeios evitando as horas mais quentes. Leve consigo algo fresco para beber, mas sem álcool. Pare o veículo aproximadamente a cada 200 km ou a cada 2 horas para poder beber algo, ventilar o carro e descansar. Tente fazer as paragens em áreas sombreadas. Se não tiver escolha a não ser parar ao sol, não deixe idosos, crianças ou animais dentro do carro..

Vista roupa confortável

Use roupas confortáveis ​​e folgadas para conduzir, bem como sapatos que apoiem bem os pés. Evite sempre sandálias abertas atrás ao conduzir.

Não conduza com sono e evite distrações

Se sentir cansaço ou sonolência, pare o mais rápido possível para dormir ou simplesmente para alongar as articulações e relaxar. Evite fumar ou que outras pessoas fumem no carro. O fumo do tabaco também causa cansaço.

Fique atento ao estado do seu veículo

Tanto no início da viagem como durante a viagem, é fundamental monitorizar como estão os componentes do carro para verificar se todos os parâmetros estão em ordem. Para isso, é aconselhável verificar a pressão dos pneus, o nível do óleo, a temperatura do motor, etc.

O que é recomendado para beber e comer ao conduzir com calor?

Para beber, o melhor é a água, mas não muito gelada. Sumos também são uma boa ideia, pois contêm frutose, que lhe dará energia rápida para evitar a fadiga. Beba com frequência e não espere até sentir sede.

Para o almoço, opte por pratos leves, ricos em proteínas e vitaminas, mas com baixo teor de gordura para evitar uma digestão difícil. Coma o que lhe satisfaz, mas que não atrapalhe a sua digestão. Frutas, saladas, carnes grelhadas e peixes são uma boa escolha…

Não beba bebidas alcoólicas. Mesmo que não atinja os limites máximos permitidos de álcool no sangue, no calor até mesmo uma cerveja pode causar sonolência rápida. O melhor é 0,0!

As seis avarias mais frequentes no verão

O estado do veículo não é o mesmo quando está frio e quando está quente. Altas temperaturas levam a certas avarias que pode não esperar. É muito importante verificar o veículo antes de sair numa viagem.  Tenha em conta que há um risco maior do seu carro ter estes problemas:

1. A bateria ficar sem carga

Verifique a carga da bateria antes de sair para evitar surpresas. Se ficar sem carga, pergunte a outro motorista se pode conectar a bateria para ligar o carro, mas lembre-se de que precisará de cabos de arranque. Se acontecer consigo na estrada, é melhor ligar para o seguro, e se estiver perto de um posto de gasolina ou estação de serviço, eles provavelmente têm baterias sobressalentes.

2. Deterioração do ar condicionado

Confira antes de arancar. Se usá-lo com muita frequência, pode ter um ar condicionado ou termostato com defeito durante a viagem. Também pode ter o inconveniente de viajar sem ter recarregado o sistema de ar condicionado.

3. Problemas de pressão dos pneus ou furos

Quando as temperaturas sobem, o ar expande-se, fazendo com que a pressão nos pneus aumente. E, se for de um lugar quente para um lugar frio, acontecerá o contrário. Verifique o desgaste dos pneus e não se esqueça da roda sobressalente. Em caso de furo, certifique-se de saber como agir em cada caso. Se não for possível reparar, lembre-se que pode comprar pneus baratos em confortauto.pt.

4. Sistema de refrigeração

Com o calor, a temperatura do óleo aumenta. Evite que isso aconteça verificando o sistema de refrigeração. Portanto, é essencial que, antes de arrancar, seja verificado se o líquido de arrefecimento está em níveis ideais. 

5. Falhas no ventilador elétrico

É ele que se encarrega de refrigerar o motor quando o carro está parado, pelo que o seu desgaste no verão possa fazer com que ele avarie. Para evitar isso, é aconselhável marcar uma revisão na sua oficina de confiança Confortauto e assim realizar uma inspeção completa do veículo com todas as garantias.

6. Falhas no alternador

Verifique se a peça e sua correia estão em boas condições, para evitar quebras por esforço excessivo. Esta peça é responsável por recarregar a bateria com o movimento do carro, mas ao usar o ar condicionado e outras partes elétricas com frequência, o alternador tem que funcionar mais que o normal. Se ouvir algum ruído estranho durante a viagem, não hesite em procurar ajuda na oficina mais próxima.

Com estas dicas, não só evitará acidentes ao conduzir com calor, mas também desfrutará de uma viagem mais segura e agradável. Não as esqueça!

Leave a Comment

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *