O desgaste regular é o que os pneus sofrem ao longo do tempo, sem que uma área esteja mais desgastada do que outra. Normalmente, sua profundidade é inferior a 1,6 milímetros, o limite legal para circular. No entanto, o desgaste dos pneus pode ser maior devido a outras causas irregulares, que a Confortauto descreve abaixo.
Desgaste nas bordas
Este tipo de desgaste é o mais comum, uma vez que se deve a um dos erros de condução mais frequentes. Se os pneus estão desgastados especialmente pelas bordas do piso, é porque a pressão do ar é insuficiente. Desta forma, a pressão é focada nas curvas, o que acentua a degradação daquela área.
É algo que também ocorre quando se conduz com peso excessivo ou uma carga superior à capacidade do veículo. Além disso, o carro poderia consumir mais combustível, o que aumentaria o arrasto, bem como aumentaria a falta de precisão nas curvas.
Se o pneu se desgasta mais fortemente no ombro externo, o veículo sofre peso excessivo nesse eixo. Ou também porque há um excesso de queda ou cabresto positivo. Seja como for, o exterior dos pneus toca mais o asfalto do que os restantes elementos, o que acelera a sua degradação. O mesmo acontece se o desgaste ocorrer dentro do pneu, devido a uma queda ou cabresto negativo.
Desgaste no centro
Este é o pressuposto oposto ao que acabamos de descrever. É o centro do piso que se desgasta mais intensamente, pois o pneu tem muita pressão. Portanto, as bordas não tocam a superfície ou o fazem de forma muito suave, aumentando assim a tensão na área central. Isto conduz a muitos problemas, tais como um aumento da distância de travagem e uma diminuição do conforto de condução. A tendência para a aquaplanagem será igualmente acentuada.
Desgaste na diagonal ou em várias zonas
É menos frequente, mas também pode ocorrer. Pode ocorrer como resultado de uma montagem infeliz do pneu ou porque a suspensão produz saltos que desgastam o pneu de forma irregular. O desgaste também pode ocorrer em várias áreas, devido à derrapagem da travagem, funcionamento incorreto do Sistema de Travagem Antibloqueio ou travões, pneu deformado ou desequilíbrio.
Desgaste nos flancos
Esta é outra causa muito comum que podemos verificar o desgaste dos pneus. Quando ocorre, é porque ocorreu um meio-fio ou golpe nos flancos. O resultado é uma deterioração adicional do invólucro, de modo que o ar penetra intensamente no flanco. Se não for fixado a médio ou longo prazo, as chances de a estrutura estourar aumentarão. Especialmente, se a pressão dos pneus aumentar, seja a conduzir em alta velocidade, a praticar desporto de condução ou, simplesmente, o calor do verão.
Truques para detetá-los a tempo
Para saber se essas falhas existem ou não, podemos usar truques simples como os seguintes:
– Testemunhas de desgaste
É o método mais tradicional e consistente. Basta usar tacos de borracha padrão, com 1,6 milímetros de espessura. Tem que incorporá-los bem no centro das ranhuras do desenho. Se o pneu atingir este nível, é necessário trocá-lo por razões de segurança e desempenho.
– A mudança de cor
É um protótipo de pneu projetado com tecnologia chinesa para mudar a tonalidade à medida que o desgaste aumenta. Contém uma borracha no interior, de uma cor fluorescente que gradualmente aparece com o uso.
– O medidor de profundidade
É uma ferramenta pequena e económica, mas com uma precisão considerável, que pode ser encontrada em qualquer oficina. Basta colocá-lo entre as ranhuras para calcular a profundidade em qualquer ponto da roda.
– Uma moeda
Se não estiverem disponíveis ferramentas especializadas, pode sempre ser utilizada uma moeda. Para um pneu de verão, é aconselhável usar uma de 1 euro. Em caso de deteção de estrelas nas bordas, é hora de proceder à sua substituição. Se o pneu for de inverno, é aconselhável usar uma de 2 euros. Se a borda exceder o sulco, está desgastado.
Seja qual for o método de deteção escolhido, assim que descobrir que a causa é um problema mecânico, deve fazer uma marcação numa oficina Confortauto mais próxima para realizar uma revisão completa.
Conclusão
Como pode ver, o desgaste dos pneus pode ser maior devido a múltiplas causas. Seja como for, é uma circunstância que altera a capacidade de travagem, o conforto na circulação e a aquaplanagem. Além disso, é ilegal conduzir com pneus cuja profundidade do piso não atinja 1,6 milímetros, e o ITV será desfavorável se esses defeitos existirem. É por isso que é aconselhável ir a centros especializados em pneus e mecânica como as mais de 700 oficinas que a Confortauto tem em Portugal e Espanha.
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