Certamente, pelo menos a cada duas semanas, você gasta tempo a remover a sujidade da carroceria, vidros e outros elementos do seu carro. No entanto, já passou pela sua cabeça limpar os pneus? Caso contrário, está a deixar de realizar uma tarefa de manutenção básica para seu veículo e sua segurança. Um aspecto que, na Confortauto, consideramos da maior importância. Continue a ler e descubra o porquê!
Por que é necessário limpar os pneus?
Pense, antes de tudo, que os pneus são os componentes do seu carro que ficam em contato direto com a superfície. Portanto, eles estão mais expostos à sujidade. Para entender por que os pneus precisam ser limpos periodicamente, você precisa conhecer a sua composição. Especificamente, independentemente do tipo a que pertencem, são feitos de borracha natural e sintética, lona e fios metálicos.
Esses materiais, embora pareçam robustos se olhar para os pneus do seu carro, são bastante delicados quando entram em contato com determinados poluentes. É o caso, por exemplo, do liquido dos travões, lama ou combustível e lubrificantes derramados por outros veículos. O alcatrão asfáltico, a seiva das árvores e os resíduos orgânicos também são elementos muito prejudiciais à saúde dos pneus.
Portanto, se não limpar os seus pneus, diminuirá sua vida útil. Ou seja, eles durarão menos tempo em boas condições e terá que trocá-los mais cedo. Mas, além disso, as suas propriedades podem ser prejudicadas, o que resultará em menor aderência à superfície e uma notável diminuição da segurança.
Como deve limpar os pneus?
A primeira coisa a fazer é dar uma olhada nas instruções do fabricante. Neles aparecerão todos os produtos que, por sua natureza nociva, não pode usar. De qualquer forma, não nos vamos referir a produtos abrasivos aqui, então não precisa se preocupar. Siga estas instruções para deixá-los como novos:
- Leve o seu veículo para um centro de auto-lavagens: use uma mangueira de pressão para remover a sujidade da superfície. Preste atenção às jantes, principalmente se estiverem escurecidos pelo liquido dos travões.
- Prepare a solução de limpeza: encha um balde com água e adicione uma boa quantidade de sabão não abrasivo (neutro). Em seguida, para melhorar os resultados obtidos, adicione uma colher de sopa de glicerina e um copo de vinagre branco de limpeza.
- Comece a esfregar: use uma esponja macia e não use escova de cerdas ou qualquer outra coisa que possa arranhar o pneu.
- Enxágue os pneus: use também o jato da mangueira de pressão e deixe-os secar.
Deve-se dizer que a glicerina a que já nos referimos tem um duplo objetivo. Por um lado, visa prolongar os efeitos da limpeza realizada. E, por outro lado, serve para dar um toque mais brilhante e estiloso ao pneu.
É aconselhável usar um abrilhantador de pneus?
Normalmente, com o tempo, os pneus do seu carro perdem o brilho que tinham quando os comprou. O sol, o atrito e a sujidade do ambiente podem fazer com que percam sua tonalidade natural e a substituam por uma acinzentada. Nesse sentido, os polimentos podem ser a solução. São produtos desenvolvidos especificamente para hidratar a borracha, dar brilho e evitar que a sujidade se incorpore nela.
Nunca aplique na sola da borracha
Para saber como aplicar o abrilhantador de pneus, terá que ver as instruções de uso que aparecem no produto. Claro, já dissemos que só pode colocá-lo nos flancos. Geralmente, este produto possui ceras que, se aplicadas na sola de borracha, podem fazer com que ela perca aderência e tração.
Refrigerante de cola: mito ou verdade?
Na internet não será difícil encontrar histórias com alternativas a produtos vendidos em lojas especializadas e endossados por marcas. O exemplo mais óbvio é o da cola. Mas isso realmente funciona? A resposta é sim, mas o seu uso não é recomendado. Em primeiro lugar, porque é uma bebida adoçada e, portanto, causará o aparecimento de um traço pegajoso nos seus pneus. Também é possível que deixe marcas no pneu se cair sobre ele. Além disso, seus efeitos a longo prazo não são conhecidos, pois não é um produto aprovado para esse fim. Por todas essas razões, não vale a pena tentar este método.
Conclusão
Resumindo, limpar os pneus do seu carro não é uma mera questão estética. É verdade que, ao fazer isso, os pneus ficarão muito melhores e a aparência geral do seu veículo será mais atraente. No entanto, também os protegerá dos agentes contaminantes que se depositam neles todos os dias e que podem prejudicar significativamente o seu desempenho e vida útil. Então não pense nisso. Opte por comprar pneus de qualidade em confortauto.pt e, sempre que lavar a carroçaria, faça também uma revisão aos pneus.