Você provavelmente sabe que a suspensão é um elemento muito importante nos carros e é uma peça necessária para obter uma boa estabilidade e com ela maior segurança no seu carro. Neste novo artigo da Confortauto vamos falar sobre os diferentes tipos de suspensão e, especificamente, sobre o que é a suspensão roscada e as suas principais características. Continue a ler!
Tipos de suspenção
Como mencionamos, a suspensão é um dos pilares de segurança do veículo. Embora seja verdade que os avanços em segurança são imparáveis, a principal função aqui é adaptar-se ao terreno graças à suspensão em cada uma das rodas. A seguir, veremos os diferentes tipos de suspensão existentes:
→ Rígida
Este é o tipo mais antigo. Tem um funcionamento simples, onde os amortecedores são fixados na barra transversal da ponte. É utilizado, sobretudo, em SUVs, quando costuma trafegar em superfícies não pavimentadas ou com grande inclinação. Com ele, o veículo é levantado conforme necessário para protegê-lo.
→ Semirrígida
É bastante semelhante ao rígido, porém, possui um braço a mais que ajuda a reduzir as vibrações do veículo. É constituída por alguns pilares que estão ligados a uma barra que atravessa toda a ponte. É a opção mais utilizada pela maioria dos carros.
→ Independente
Atualmente, é o que há de melhor no mercado e pode ser encontrado nos modelos mais novos. Entre os diferentes tipos de suspensão independente podemos citar vários: eixo oscilante; o sistema McPherson, usado principalmente para pontes frontais; ou a suspensão de braço à direita, perfeita para circular em terrenos urbanos.
O que é suspensão roscada e para que serve?
A rosca possui sistema de amortecimento composto por amortecedor e molas, cuja altura é regulável graças a uma rosca. Cada modelo sai de fábrica com suspensão determinada pela fabricante, mas é algo que pode ser alterado para ganhar desportividade. A suspensão roscada é a melhor escolha para o fazer. Graças a este sistema, mesmo que as saliências sejam muito pronunciadas, dentro do habitáculo do automóvel serão pouco perceptíveis. Além disso, quando o carro supera um obstáculo em altura, como uma lombada, garante que o veículo não perca o equilíbrio, absorvendo assim o impacto.
Como ajustar a suspensão roscada?
Os fabricantes deste tipo de sistema sempre especificam os níveis mínimos ou máximos de ajuste de altura. Estas indicações devem ser respeitadas para que o amortecedor funcione bem e não force o seu funcionamento ou dos restantes componentes do automóvel.
A marca da peça que vai comprar será decisiva para conseguir a altura que procura, mas também a estabilidade perfeita para o seu carro. Neste ponto, provavelmente está se perguntando quais são os critérios para analisar antes de decidir por um ou outro. Deve ter sempre em conta as características do veículo, como as suas dimensões ou os locais onde costuma circular habitualmente, como cidade ou país.
Depois de seguir os nossos conselhos e tomar a sua decisão, saiba que, por se tratar de um elemento de segurança do veículo, a sua instalação deve ser feita numa oficina homologada. Marque uma visita à sua oficina de mecânica rápida em confortauto.pt. Lembre-se de que você não pode fazer isso sozinho, pois é ilegal.
A suspensão roscada deve ser aprovada
Por se tratar de um importante elemento de segurança, deve ser homologado, devendo qualquer alteração a esse respeito ser refletida na ficha técnica. Para serem homologados, os suspensores roscados devem ter garantia avalizada por um órgão independente autorizado. Atualmente, a entidade mais comum para isso é a TUV, na Alemanha, que é responsável por certificar que o material atende aos padrões de qualidade exigidos na Europa.
Requisitos necessários
Mas não é a única coisa que vai precisar. Também será necessário um projeto técnico, um certificado de oficina, um relatório de laboratório e fotos. É verdade que é um investimento considerável, mas saiba que é obrigatório se não quiser enfrentar uma multa alta.
Se está a pensar em mudar para uma suspensão roscada, tenha certeza de que seu carro terá um desempenho muito semelhante ao de um carro desportivo. Mesmo assim, deve ter em mente que nem todos os sistemas terão a mesma qualidade. Existem suspensões de baixo custo, que não recomendamos por vários motivos. Além de não serem duráveis, corre o risco de comprometer o bom funcionamento de outros elementos do seu carro, como pneus e ABS, entre outros.
Com isto não queremos dizer que a melhor opção vai ser a mais cara, mas o melhor nestes casos é recorrer a profissionais, como os que encontrará nas mais de 700 oficinas Confortauto espalhadas por Espanha e Portugal. A nossa experiente equipa irá aconselhá-lo sobre o que é suspensão roscada e qual se adequa melhor ao seu tipo de veículo.