Os pneus mud & snow são ideais para superfícies onde a procura é muito elevada para alcançar um bom desempenho com o veículo. Traduzidos para português, são pneus para lama e neve, ou seja, terrenos complicados que requerem bom material, bem como conhecimentos especializados na condução. Na Confortauto acreditamos que um carro deve estar sempre perfeitamente preparado para que o seu nível de segurança não esteja em causa e as rodas sejam uma parte fundamental. Assim, neste artigo falaremos sobre pneus de lama e neve e como nos podem ajudar a melhorar o desempenho do nosso carro em condições difíceis agora que o inverno se aproxima.
Conceito de pneus para lama e neve
Este tipo de pneus tem um fabrico especial e um padrão ideal para um bom desempenho em superfícies difíceis que podem ir além do asfalto, como áreas imperfeitas e escorregadias. Ou seja, o melhor resultado com este tipo de rodas pode ser obtido fora de estrada, em terreno irregular e com outras características mais exigentes. Isto deve-se ao piso agressivo que têm, que é composto por entalhes maiores que aderem melhor ao chão sem perder tração, bem como as suas grandes ranhuras.
Dentro destes pneus de lama e neve podemos encontrar três classes diferentes:
1. Para qualquer época do ano (all-seasons)
São muito eficazes para evacuar a água e fornecer mais aderência mesmo no gelo, e podem ser usados durante todo o ano. Como dissemos, o seu piso tem mais ranhuras do que as normalmente usadas exclusivamente para o verão. No caso deviver num lugar onde não há invernos tão frios e gosta de sair da estrada, uma opção é instalar pneus mistos no seu carro.
2. Exclusivo para o inverno
Neste caso, a borracha não endurece, graças ao facto de o seu composto responder idealmente a baixas temperaturas. O design é ideal para evacuar a água de forma simples e rápida, conseguindo assim uma maior segurança no condutor e passageiros. Também conseguem mais adesão, no caso de haver neve, graças ao facto de poderem ver uma série de folhas nos blocos. E, como se isso não bastasse, a capacidade de travagem em condições extremas de inverno será muito eficaz. Se não sabe distinguir tal pneu, basta olhar para o desenho lateral e verá um floco de neve ao ladoou uma montanha de três picos. Estes dois desenhos são a representação do Floco de Neve de Three Peak Mountain ou das 3PMSF.
3. Os Nórdicos
Se as acima são ideais para o inverno frio, estes são exclusivos para invernos extremos. As ranhuras do pisosão ainda mais profundas e muitos modelos até têm unhas de metal para uma melhor aderência. Claro que as unhas podem danificar o asfalto. Por conseguinte, há países ou áreas em que a sua utilização é proibida.
Vantagens e desvantagens da instalaçãodestes pneus
Como todos os pneus, lama e neve têm vantagens e desvantagens, que vamos destacar aqui:
– São mais caros
Na verdade, é uma das características destes pneus. Costumam custar 10% mais do que os pneus, digamos, normais. Há preços de todos os tipos, mas sempre pensem que, em condições climáticas tão difíceis, a segurança está acima de qualquer despesa e investimento. Você tem um grande catálogo de pneus de inverno em confortauto.pt para viajar com todas as garantias nesta época do ano.
– São para isso que são
Apesar de existirem rodas, como dissemos, para qualquer época do ano, se aconselha que não sejam utilizadas ao longo do ano, a menos que tenham esse propósito. No entanto, sugere que sejam usadas entre outubro e março, que são os meses mais frios. Se um pneu que não é ideal para todo o ano é usado no verão, por exemplo, com temperaturas mais altas, pode sofrer um maior desgaste, além de consumir mais combustível por ter de aderir mais ao solo. Com isto, o veículo terá de fazer mais esforços para se mover.
– Esqueça as correntes
Não são obrigatórias em Espanha e Portugal, mas, se utilizadas, não serão necessárias correntes com este tipo de pneu. Na prática, as rodas são mais eficazes do que as correntes porque são fabricadas para obter uma aderência mais completa.
– Melhor desempenho de travagem
Como mencionamos anteriormente, estes pneus têm uma capacidade de travagem muito alta. Se os compararmos com pneus mais comuns, precisarão apenas de 32 metros para fazer o carro parar completamente, considerando uma circulação média de 50 km/h. Uma roda comum precisaria de 64 metros.
Resumo
Os pneus mud & snow têm uma capacidade muito elevada de adaptabilidade a condições difíceis, tanto no asfalto como em outros tipos de superfícies. Isto torna a sua instalação durante invernos difíceis ideal para melhorar a nossa segurança e executar da melhor forma nas nossas deslocações.