Você sabe como trocar o pneu de uma moto?

Você sabe como trocar o pneu de uma moto?

Você vai dar uma volta com a sua moto e de repente tem um pneu furado. E agora? Não se preocupe. Neste novo artigo, mostramos como trocar o pneu de uma moto. Embora seja uma substituição simples, é necessário levar em consideração alguns aspectos fundamentais para que tudo corra bem. Por isso, da Confortauto Hankook Masters, a rede das principais oficinas de vendas, explicamos detalhadamente como trocar os pneus da sua moto de forma rápida e fácil.

Você sabe como trocar o pneu de uma moto?

Ferramentas necessárias para trocar o pneu da moto

Antes de explicar como trocar os pneus da motocicleta, você precisa ter algumas ferramentas básicas. A maioria é fácil de encontrar em qualquer loja de ferragens.

Para fazer a substituição corretamente, você precisará de:

  • Spray de silicone para pneus.
  • Chaves de fenda.
  • Cavalete.
  • Alavanca do disjuntor.
  • Compressor com medidor de pressão.
  • Pasta de montagem e sabão.
  • E se possível, um balanceador.

Como pode ver, a maioria das ferramentas necessárias para substituir o pneu da sua moto são muito fáceis de obter. Agora vamos ver como esses pneus são trocados.

Trocar apenas o pneu traseiro da moto

A primeira coisa que deve fazer para substituir o pneu traseiro da moto é removê-la. Para fazer isso, será oportuno remover a pinça do travão traseiro. Desmontar esta pinça é muito fácil, pois só será necessário desapertar os dois parafusos que a prendem. Em seguida, precisará levantar a roda traseira com um suporte. Depois, pode soltar os tensores da corrente e a roda praticamente sairá sozinha.

Agora é a hora de trocar o pneu. Para trocar o pneu da sua moto, terá que esvaziá-lo completamente e remover o talão de ambos os lados. Mais tarde, terá que remover o pneu. Se estiver difícil, pode usar o spray de silicone específico para essa tarefa.

Após essas etapas, seria necessário apenas seguir o mesmo procedimento, mas ao contrário. Lembre-se que ao remontar a roda na moto, deve colocar os amortecedores e o travão na sua posição inicial.

Para finalizar, dê uma boa folga na corrente e bombeie o travão algumas vezes para garantir que está totalmente operacional. Da mesma forma, será conveniente verificar se a roda não está muito solta ou muito apertada, pois ambas as opções prejudicam o funcionamento correto.

Trocar o pneu dianteiro de uma moto

Trocar o pneu dianteiro é muito mais fácil do que trocar a traseiro, pois não possui corrente. Mas antes de começar, é importante que a roda seja levantada, para que não entre em contato com o solo. Para fazer isso, use o cavalete.

Assim como na substituição do pneu traseiro, para trocar o dianteiro é necessário soltar todos os elementos secundários, para, posteriormente, poder extrair o eixo. Em algumas motos será necessário remover o cabo do velocímetro, que é fixado com parafusos.

De seguida, será hora de desapertar os parafusos que prendem o eixo. Verifique se é necessário desapertar o sistema de travagem para retirar a roda. Em caso afirmativo, execute a desmontagem.

Com todos esses passos, poderá remover a roda dianteira sem muitas complicações.

Passos para substituir o pneu

Para trocar o pneu, será fundamental realizar os mesmos passos da troca da roda traseira:

  • Esvazie completamente o pneu com um purgador de válvula.
  • Remover o talão em ambos os lados da roda.
  • Remova o pneu.

Quando o pneu for recolocado, use o disjuntor de talão para ajustá-lo novamente. Dê ar à roda de acordo com os parâmetros definidos pelo fabricante, até atingir a pressão adequada. Para remontar a roda na moto, será conveniente seguir o mesmo processo, mas ao contrário. Deve-se ter muito cuidado ao colocar todos os componentes do travão dianteiro no lugar para que fiquem bem tensionados e evitem possíveis perigos ao dirigir a sua moto. Portanto, depois de terminar todo o processo, é uma boa ideia verificar se tudo está a funcionar corretamente e, principalmente, verificar se a roda não ficou muito apertada ou solta.

Conclusão

Sempre que for realizar algum tipo de manutenção na sua moto, é importante rever as suas instruções. Muitos desses manuais explicam, passo a passo, como trocar corretamente uma roda de moto.

Neste guia, fornecemos informações gerais, que geralmente são úteis para todas as motos. No entanto, deve ter em mente que cada veículo é diferente e, portanto, podem não se adequar às especificidades da sua moto.

Esperamos que com estas informações já tenha uma ideia mais clara de como trocar o pneu de uma moto. Se lhe parece complicado, já sabe que pode deixar esta tarefa nas mãos de um profissional visitando uma das nossas mais de 750 oficinas mecânicas Confortauto em Portugal e Espanha.

Show 1 Comment

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *