
Se é do tipo que cuida ao milímetro a aparência do seu veículo, de certeza que em mais do que uma ocasião se interrogou sobre como limpar as jantes de alumínio. Embora possa parecer impossível elas estarem sempre brilhantes e reluzentes, o facto é que existem algumas dicas que lhe ajudarão a manter e cuidar a estética do seu veículo de duas ou quatro rodas. Se conduzimos normalmente pela cidade ou por trilhas, o pó e outras partículas de sujidade presentes no asfalto podem se acumular na estrutura do veículo. Muitas delas podem estragar os materiais de fabricação da jante de alumínio, assim que é importante limpá-las com regularidade. Nós do blogue da Confortauto Portugal vamos contar-lhe como limpar as jantes de alumínio com cinco dicas simples e fáceis de aplicar.
Dica 1: água e sabão
Sim, sim, leu bem! A água e o sabão são os seus melhores aliados. Para nós, esta é a primeira dica, pois é a mais fácil de cumprir. Quem não tem um pano de algodão, um alguidar cheio de água e um sabão neutro em casa? Às vezes não se precisa de mais nada! Muito frequentemente, a gente pensa que será preciso algum produto muito específico para limpar jantes , mas o facto é que com isto pode ser suficiente.
Se escolhe esta opção, recomendamos-lhe a utilização duma mangueira ou de algum utensílio que possa tirar água sob pressão para poder eliminar as nódoas mais difíceis. Caso não tenha nenhuma, bastará com deixar o sabão agir durante uns minutos para depois o enxaguar. Lembre-se de evitar os esfregões e outros materiais que possam ralar o alumínio da jante.
Dica 2: produtos específicos
Como possivelmente já sabe, existem alguns produtos específicos limpa-jantes que incluem, às vezes, instruções próprias sobre como limpar as jantes de alumínio dum veículo. Se já comprou um deles com as indicações do fabricante incluídas, recomendamos-lhe que as siga à letra. Caso contrário, existem algumas pautas gerais que pode seguir com qualquer produto para limpar jantes.
Tal como no caso da primeira dica, pode começar usando água sob pressão para eliminar as nódoas mais grandes e incrustadas. Depois, aplique o produto específico e deixe-o agir durante uns minutos. O tempo vem indicado pelo fabricante: não o supere ou os componentes poderiam ficar danificados. Para um maior controlo, recomendamos-lhe que limpe as jantes uma de cada vez. Seguidamente, retire o produto das jantes e escove-as sem ralar a superfície.
Dica 3: utilize um abrilhantador
Seja qual for o método escolhido, recomendamos-lhe que utilize o produto estrela presente em todas as listas de dicas sobre como limpar jantes de alumínio: o abrilhantador. Como o seu próprio nome indica, este produto ajuda a manter o brilho natural da jante. Além disso, este produto limpa-jantes também cria uma barreira protetora que fará com que estas estejam num estado perfeito durante mais tempo. Embora existam muitos remédios caseiros para manter o brilho no seu estado natural, recomendamos-lhe que os evite: os materiais da jante poderiam se danificar com facilidade, nomeadamente pelo efeito ácido do vinagre ou do limão em algumas superfícies, por exemplo.
Dica 4: diga adeus às nódoas de gordura!
Se o seu veículo tem nódoas de gordura e não só a sujidade própria do asfalto, precisa duma solução diferente. Neste caso, saber como limpar as jantes de alumínio corretamente passa pela utilização dum produto pensado para outro fim: tirar a gordura da cozinha. Não, não estamos a brincar.
Pense que os compostos deste produto ajudam a eliminar a gordura do fogão, do forno e de outros eletrodomésticos onde a sujidade se acumula diariamente. No entanto, deve utilizar-se de forma localizada, só onde houver nódoas, e não em toda a jante. Desta forma, evitará que as jantes de alumínio do seu veículo se danifiquem excessivamente. Também pode recorrer a um remédio caseiro como produto para limpar jantes: o vinagre branco, que tem uma função desengordurante. Só precisa seguir um processo similar ao da aplicação dum produto limpa-jantes.
Dica 5: as estações de lavagem
Se não ousa tentar nenhuma das dicas anteriores, pode recorrer a uma estação de lavagem especializada. Os profissionais que trabalham nisto sabem como limpar jantes de alumínio perfeitamente, e as tratarão com o carinho necessário. Tenha em conta que os produtos que usam são muito mais poderosos do que os vendidos no mercado, assim que lhe recomendamos que só recorra a esta opção uma ou duas vezes por ano. Desta maneira, evitará que o cuidado que quer dar as suas jantes se torne num perfeito desastre.
Seja qual for o método escolhido para limpar as jantes de alumínio, certifique-se de que estejam montadas em pneus baratos de Confortauto Portugal. Na nossa loja em linha encontrará uma ampla seleção de modelos e marcas entre os que encontrará, sem dúvida nenhuma, o produto que melhor se adapte às suas necessidades de condução e às caraterísticas do seu veículo. Esperamos por você!