Nós da Confortauto Hankook Masters gostamos de dar-lhe sempre as melhores recomendações de segurança e, durante esta época do ano, não podíamos deixar de lado as dicas sobre como conduzir na neve e com gelo.
Sempre recomendamos que planeje bem a sua viagem, seja qual for a estação do ano, mas no inverno isso é especialmente importante. Através dos sistemas de alertas meteorológicos ou ao verificar o estado da estrada no sítio de Infraestruturas de Portugal, poderá desfrutar dum trajeto sem sobressaltos.
Como conduzir na neve?
Tanto se geralmente conduz em zonas de neve como se a neve surpreende-lhe na estrada, deve ficar atento. Saber como conduzir na neve é muito importante para aumentar a nossa segurança e a dos outros utilizadores da via. Desta maneira, deverá levar em conta os pontos seguintes:
- Reduzir a velocidade segundo as condições da estrada.
- Aumentar a distância de segurança, pois a distância de travagem também aumenta.
- Não adiantar outros veículos.
- Travar, acelerar e virar com suavidade.
- Se está a subir um desfiladeiro de montanha, utilize as velocidades longas. Desta maneira, ganhará em aderência.
- Se está a baixar dum desfiladeiro de montanha, não trave: utilize o travão do motor ao reduzir a marchas mais curtas antes de virar e ao aumentar a marchas longas nas retas. Não deixe o carro em ponto morto.
Que sinais podemos encontrar nestas circunstâncias?
Além dos sinais luminosos que pode encontrar nas autoestradas, há outros tipos de sinalização que indicam a praticabilidade da via e, consequentemente, o nível de precaução que é preciso ter. Normalmente, também indicam o desfiladeiro onde estamos e constam de vários painéis que devemos conhecer:
- Painel 1: indica se a via está aberta.

- Painel 2: no caso de que a via esteja aberta, indica até onde. Se estivermos num desfiladeiro de montanha, também pode indicar a necessidade de pôr as correntes de neve.

- Painel 3: indica se a via está completamente fechada à passagem.

Que equipamento preciso para conduzir na neve?
Para conduzir nestas circunstâncias, também é importante conhecer o equipamento necessário. Pode circular com correntes de neve ou com pneus de inverno M+S, mas deverá escolher entre essas opções segundo as suas necessidades.
Se escolher as correntes de neve, lembre-se que precisa conhecer os diferentes tipos de correntes de neve e como se instalam. Deve sabê-lo antes de sair à neve: pratique em casa num ambiente seguro e tranquilo.
Se, pelo contrário, prefere os pneus de inverno da confortauto.pt, oferecemos-lhe os novos modelos, incluídos os que têm a marcação M+S, tão necessária para circular duma maneira mais segura por estradas nevadas.
Como se conduz com gelo?
Outro dos imprevistos mais habituais no inverno é encontrar gelo na estrada. Se a temperatura é muito baixa e vê a estrada brilhar, redobre a precaução, já que poderia encontrar alguma placa de gelo. Se esse for caso, deverá ter em conta o seguinte:
- Diminuir a velocidade.
- Aumentar a distância de segurança.
- Ser muito cuidadoso ao acelerar, travar e virar.
- Se derrapar numa placa de gelo, deverá:
- Nem travar nem acelerar, e manter a direção se a placa for pequena.
- Se a placa for maior e existir o perigo de se sair do traçado completamente, vire o volante devagar na direção oposta à sobreviragem. Isto ajudar-lhe-á a endireitar o veículo.
- Não vire o volante com brutidade para corrigir a sobreviragem, pois no momento em que o carro sair da placa e estiver aderido ao pavimento de novo, seguirá a última direção, pelo que poderá dirigir-se para outro lado. Isto pode levar-lhe a virar o volante de novo, o que terminará com você a oscilar pela estrada.
O seu carro é manual?
Tente conduzir com velocidades longas e não superar as 2500 rotações por minuto, já que terá melhor tração ao ter mais percurso.
O seu carro é automático?
É o carro quem escolhe a marchas, mas você impõe a velocidade: vá devagar e o sistema de otimização do combustível fará o resto ao selecionar marchas mais longas para gastar menos. O seu veículo pode se configurar? Não perca a oportunidade.
O seu carro é elétrico?
Nos veículos elétricos, a transmissão é muito rápida, por isso o risco de não ter tração e do carro começar a patinar é muito alto. Comece pisando com muita suavidade no acelerador para evitar isto.
Agora já pode conduzir na neve e com gelo graças à Confortauto. Desfrute das melhores condições de segurança através dos melhores materiais e das dicas mais acertadas. E não esqueça que, se ao final decidir comprar alguns dos melhores pneus de inverno, pode contactar connosco e ajudar-lhe-mos com tudo!