Como conduzir na neve. Uma estrada gelada e com neve

Como conduzir na neve dum modo seguro com Confortauto

Nós da Confortauto Hankook Masters gostamos de dar-lhe sempre as melhores recomendações de segurança e, durante esta época do ano, não podíamos deixar de lado as dicas sobre como conduzir na neve e com gelo. 

Sempre recomendamos que planeje bem a sua viagem, seja qual for a estação do ano, mas no inverno isso é especialmente importante. Através dos sistemas de alertas meteorológicos ou ao verificar o estado da estrada no sítio de Infraestruturas de Portugal, poderá desfrutar dum trajeto sem sobressaltos.

Como conduzir na neve?

Tanto se geralmente conduz em zonas de neve como se a neve surpreende-lhe na estrada, deve ficar atento. Saber como conduzir na neve é muito importante para aumentar a nossa segurança e a dos outros utilizadores da via. Desta maneira, deverá levar em conta os pontos seguintes: 

  • Reduzir a velocidade segundo as condições da estrada.
  • Aumentar a distância de segurança, pois a distância de travagem também aumenta.
  • Não adiantar outros veículos. 
  • Travar, acelerar e virar com suavidade.
  • Se está a subir um desfiladeiro de montanha, utilize as velocidades longas. Desta maneira, ganhará em aderência.
  • Se está a baixar dum desfiladeiro de montanha, não trave: utilize o travão do motor ao reduzir a marchas mais curtas antes de virar e ao aumentar a marchas longas nas retas. Não deixe o carro em ponto morto.

Que sinais podemos encontrar nestas circunstâncias?

Além dos sinais luminosos que pode encontrar nas autoestradas, há outros tipos de sinalização que indicam a praticabilidade da via e, consequentemente, o nível de precaução que é preciso ter. Normalmente, também indicam o desfiladeiro onde estamos e constam de vários painéis que devemos conhecer:

Sinal básica de praticabilidade da via H30

  • Painel 1: indica se a via está aberta.

Painel 1 do sinal H30 via aberta

  • Painel 2: no caso de que a via esteja aberta, indica até onde. Se estivermos num desfiladeiro de montanha, também pode indicar a necessidade de pôr as correntes de neve. 

Painel 2 do sinal H30 via aberta até

  • Painel 3: indica se a via está completamente fechada à passagem.

Painel 3 do sinal H30 via fechada

Que equipamento preciso para conduzir na neve?

Para conduzir nestas circunstâncias, também é importante conhecer o equipamento necessário. Pode circular com correntes de neve ou com pneus de inverno M+S, mas deverá escolher entre essas opções segundo as suas necessidades. 

Se escolher as correntes de neve, lembre-se que precisa conhecer os diferentes tipos de correntes de neve e como se instalam. Deve sabê-lo antes de sair à neve: pratique em casa num ambiente seguro e tranquilo. 

Se, pelo contrário, prefere os pneus de inverno da confortauto.pt, oferecemos-lhe os novos modelos, incluídos os que têm a marcação M+S, tão necessária para circular duma maneira mais segura por estradas nevadas.

Como se conduz com gelo?

Outro dos imprevistos mais habituais no inverno é encontrar gelo na estrada. Se a temperatura é muito baixa e vê a estrada brilhar, redobre a precaução, já que poderia encontrar alguma placa de gelo. Se esse for caso, deverá ter em conta o seguinte: 

  • Diminuir a velocidade.
  • Aumentar a distância de segurança.
  • Ser muito cuidadoso ao acelerar, travar e virar. 
  • Se derrapar numa placa de gelo, deverá: 
    • Nem travar nem acelerar, e manter a direção se a placa for pequena. 
    • Se a placa  for maior e existir o perigo de se sair do traçado completamente, vire o volante devagar na direção oposta à sobreviragem. Isto ajudar-lhe-á a endireitar o veículo. 
    • Não vire o volante com brutidade para corrigir a sobreviragem, pois no momento em que o carro sair da placa e estiver aderido ao pavimento de novo, seguirá a última direção, pelo que poderá dirigir-se para outro lado. Isto pode levar-lhe a virar o volante de novo, o que terminará com você a oscilar pela estrada.

O seu carro é manual?

Tente conduzir com velocidades longas e não superar as 2500 rotações por minuto, já que terá melhor tração ao ter mais percurso. 

O seu carro é automático?

É o carro quem escolhe a marchas, mas você impõe a velocidade: vá devagar e o sistema de otimização do combustível fará o resto ao selecionar marchas mais longas para gastar menos. O seu veículo pode se configurar? Não perca a oportunidade. 

O seu carro é elétrico?

Nos veículos elétricos, a transmissão é muito rápida, por isso o risco de não ter tração e do carro começar a patinar é muito alto. Comece pisando com muita suavidade no acelerador para evitar isto. 

Agora já pode conduzir na neve e com gelo graças à Confortauto. Desfrute das melhores condições de segurança através dos melhores materiais e das dicas mais acertadas. E não esqueça que, se ao final decidir comprar alguns dos melhores pneus de inverno, pode contactar connosco e ajudar-lhe-mos com tudo!

Leave a Comment

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *