
Nem todas as pessoas sabem como mudar um pneu. Às vezes, quando compramos um carro novo ou se faz pouco tempo que começamos a conduzir, perguntamo-nos quais são as tarefas de manutenção básica que devemos realizar para garantir o bom estado do nosso veículo. Por isso, no blogue da Confortauto Portugal, decidimos escrever esta pequena guia para responder às cinco perguntas mais frequentes sobre como mudar um pneu: o que é isso? Porque é preciso fazê-lo? Quem deve fazê-lo? Como se faz? Onde? Temos respostas para tudo isto e muito mais. Continue a ler!
O que é mudar um pneu?
Como o seu próprio nome indica, mudar um pneu implica substituir um produto por outro. Pode haver muitas razões. Em primeiro lugar, o desgaste. Esta razão é a mais evidente, pois, como já sabe, os pneus estragam-se com o uso. Normalmente, é preciso mudar os pneus quando o desenho do piso do pneu for mais baixo do que 1,6 mm. Mesmo assim, aconselhamos-lhe que leia todas as recomendações do fabricante do pneu para não pôr em perigo o seu bem-estar.
A segunda razão mais frequente para mudar um pneu é a passagem do tempo. Muitas das melhores marcas fabricam pneus de verão, de inverno e para todas as estações. Cada produto tem umas caraterísticas próprias que o tornam ideal para certas temperaturas e condições climáticas. Por isso, não deve subestimar as mudanças de estação: aproveite-as para mudar os pneus.
Porque é preciso fazê-lo?
Além das razões óbvias ligadas à segurança durante a condução, há mais outros motivos nos quais deve pensar na hora de mudar um pneu. Se calhar o mais interessante é o económico: embora possa parecer paradoxal, quanto mais mude os pneus, mais poupará a longo prazo. Sabia que um pneu gasto consume mais combustível do que um novo?
Além disso, se sofre um acidente ou uma pane ligada aos pneus, é provável que a visita à oficina seja cara. Também poderia ser multado se os pneus estão mais gastos do que deveriam. Embora existam maneiras de evitar o desgaste dos pneus, o mais recomendável é não esperar até o último momento para assim sempre garantir a sua segurança.
Quem deve fazê-lo e onde?
O melhor é que um especialista na montagem e desmontagem dos pneus encarregue-se da manutenção do veículo. Se precisa da ajuda dum profissional, não hesite em consultar qual é a oficina associada da rede Confortauto mais próxima de você. Nestas oficinas encontrará especialistas do mundo do automóvel que poderão aconselhar-lhe e guiar-lhe na compra destes produtos.
A outra opção é montar os pneus você mesmo. Para isso, não deve ignorar as recomendações de cada fabricante, deve cumpri-las rigorosamente: lembre-se de que a sua segurança está em jogo. Faça-o num lugar seguro para que o estado original dos pneus não se estrague antes da montagem.
Como se muda um pneu?
O primeiro passo para mudar um pneu é desmontar o pneu antigo e usado. Depois, lembre-se de puxá-lo da maneira correta para evitar que termine num aterro. Além disso, precisará dum gato e duma chave de cruz para poder elevar o carro e montar o novo pneu corretamente. Nesta fase, lembre-se de verificar o sentido da rotação.
Por último, se numa emergência tem de mudar os pneus na metade duma viagem, enquanto está na estrada, não se esqueça de vestir o colete refletor. Sinalize corretamente com os triângulos regulamentares e coloque-os à distância adequada.
Para poder mudar um pneu, o primeiro passo é comprar os mais adequados para cada tipo de veículo. Se procura pneus baratos, pode encontrá-los na loja em linha de Confortauto Portugal. Encontre o que procura facilmente graças ao nosso sistema de seleção de produtos através de filtros e comece a desfrutar da compra o mais rápido possível.
Pingback: Condução com calor: como posso resolver isso? - Blog Confortauto PT