
Ao conduzir, sobretudo devemos lembrar uma coisa: não ficamos sozinhos na estrada. É preciso prestar atenção a tudo que nos cerca, especialmente se as condições meteorológicas não são as melhores. A chuva, a areia na estrada ou o vento forte podem fazer-nos perder o controlo do veículo, assim que é preciso redobrar as precauções. Um dos parâmetros que devemos considerar é a distância de travagem. Sabe o quê é e como é calculada? Neste artigo, vamos explicar-lhe tudo o que precisa saber sobre a distância de travagem.
O quê é a distância de travagem?
Como o próprio nome revela, a distância de travagem refere-se a longitude que percorre um veículo desde o momento onde o condutor pisa o travão até o veículo se deter completamente. Há vários parâmetros que podem influir na distância de travagem:
- Velocidade. Quanto maior seja, maior será a distância de travagem.
- Estado dos pneus. Se não ficam em bom estado, a distância de travagem aumentará. Além disso, é possível que a trajetória de travagem não seja reta, e que os pneus patinem, o que poderia chegar a provocar um grave acidente.
- Água. Se há água na estrada, pode produzir-se aquaplanagem.
- Areia. Os grãos de areia podem diminuir a aderência à estrada, o que também aumentará a distância de travagem.
Como pode ver, não tudo depende do condutor, pois existem fatores externos que entram em ação. Porém, muitos deles podem ser controlados durante a condução, como a velocidade, ou antes, como o estado dos pneus. Se pensa que os seus pneus precisam duma revisão prévia à viagem, pode solicitar marcação prévia numa das oficinas da rede Confortauto.
Por que é tão importante a distância de travagem?
Como já dissemos, nunca ficamos sós na estrada. Se conduzimos, por exemplo, um turismo ou um 4×4, devemos lembrar que existem outros veículos com menor estabilidade, como as motos. Por isso, devemos ser muito cautelosos. Além disso, se a distância de travagem aumenta por qualquer destas razões, podemos sofrer uma colisão com outro veículo ou com qualquer elemento da estrada: sinais, barreiras, separadores…
Como é calculada?
Embora ao conduzir não devamos fazer cálculos matemáticos, é útil saber como calcular a distância de segurança. Assim, poderá estar consciente dos limites do seu veículo para não pôr em risco a sua segurança. Basta multiplicar a velocidade ao quadrado e dividir o resultado por 180. O número são os metros que o veículo tardará em se deter.
Em qualquer caso, lembre que não é recomendável levar o veículo ao extremo. Como já viu, há muitos fatores que influem neste parâmetro, e não sempre temos o controlo total deles.
Segurança ao volante
Para aumentar a segurança ao volante quando não faz bom tempo, não esqueça de rever o estado dos limpa pára-brisas ou das luzes. Assim, terá mais visibilidade da estrada e poderá evitar qualquer objeto estranho que possa obstaculizar a trajetória da travagem. Além disso, não esqueça dos travões e os amortecedores, pois os dois elementos apoiam a funcionalidade dos pneus.
Se quer minimizar as possibilidades de ter um acidente, compre pneus baratos na Confortauto Portugal. Graças aos envios a uma das oficinas da nossa rede, poupará tempo. Também poder verificar as ofertas e promoções de pneus disponíveis. Se calhar algum dos seus modelos preferidos tem um preço especial durante um tempo limitado.

