
Muitas pessoas sofrem amaxofobia, ou seja, medo de conduzir. O facto é que este medo é totalmente racional, e pode ser causado por várias razões. Nós da Confortauto Portugal, queremos dar-lhe algumas dicas básicas para perder o medo de conduzir, e assim desfrutar duma condução tranquila e segura.
Razões do medo de conduzir
Borrado:
O medo de conduzir tem várias origens. Estas podem ser externas ou internas. As mais frequentes são as seguintes:
- Medo aos acidentes: algumas pessoas têm medo de sofrer um acidente ou de provocá-lo. Se sofreu uma experiência traumática relativa ao mundo do motor, é possível que apresente alguns sintomas de amaxofobia.
- Medo de não saber reagir: algumas pessoas têm medo de não saber como agir em situações caóticas. Normalmente, este medo está relacionado com o que foi mencionado antes.
- Medo de ir sozinhos: alguns condutores não podem sair sozinhos com o carro. Não ficam tranquilos, pois sabem que ninguém conhecido poderá ajudá-los no caso de terem uma pane ou qualquer outro problema na estrada.
Muitos destes medos têm solução, mas o importante é não se forçar. Enfrentar-se a situações que nos causam medo pode provocar um choque que é depois difícil solucionar. O melhor é não acelerar o processo de perder os medos e dar pequenos passos que nos ajudem a atenuar os sintomas.
Dicas para perder o medo de dirigir
Todas as dicas que lhe oferecemos sobre como perder o medo de conduzir baseiam-se no nosso princípio de segurança rodoviária. Além disso, julgamos que o bem-estar de cada condutor é essencial: caso contrário, seria impossível desfrutar da estrada e das funcionalidades de cada veículo. Alentamos-lhe a pôr em prática aquelas dicas que melhor se ajustem à sua realidade e ao seu estilo de condução.
Volte à escola de condução
Sabemos que pode resultar-lhe estranho, mas sabia que muitas escolas de condução oferecem cursos de reciclagem para quem perdeu o hábito de conduzir? É a opção perfeita para aqueles que precisam rever os conceitos básicos, fazer frente ao tráfego da cidade ou recuperar a autoconfiança ao volante. Não hesite em contactar com algum especialista que possa ajudar-lhe.
Utilize produtos de qualidade
A maioria de panes que acontecem na estrada foram causados pela má manutenção do veículo ou pela utilização de produtos em mau estado. Por exemplo, se não utiliza o carro frequentemente, é possível que os pneus estejam em mau estado. Por isso, aconselhamos-lhe que faça uma visita a uma oficina da rede da Confortauto Portugal: ali saberão rever corretamente o veículo.
Conheça o seu veículo
Muitas pessoas não confiam no seu veículo por ser velho, porque não o utilizaram muito ou porque já falhou. O mais importante é saber até onde pode chegar o nosso meio de transporte privado e explorar as possibilidades. Se, por exemplo, sabemos que o veículo é instável a altas velocidades, deveríamos evitar as autoestradas. Para isto, é preciso planear as rotas e inverter muito tempo em descobrir cada uma das caraterísticas.
Reconheça o medo
Nenhuma das dicas anteriores tem sentido sem esta. O primeiro passo para perder o medo de conduzir é reconhecer que o temos. Às vezes, arranjamos desculpas para evitar utilizar o carro: estamos fatigados, preferimos utilizar outro meio de transporte, o tempo está mau… Porém, tudo isto só serve para evitar o problema temporalmente, e não para procurar uma solução.
Já sabe como perder o medo de conduzir, é tempo de pôr as dicas da Confortauto Portugal em prática! No nosso amplo catálogo de pneus em linha, encontrará produtos que lhe oferecerão as melhores funcionalidades no asfalto. Escolha o seu e comece a desfrutar de novas experiências ao volante.