Com a chegada do inverno, uma das questões mais frequentes que nos fazemos é quando é que as correntes de neve devem ser colocadas e em que situações a sua utilização é obrigatória. Conhecer esta informação é importante para evitar multas e penalizações, ao mesmo tempo que aumenta a nossa segurança. No blogue Confortauto explicamos tudo o que precisa de saber sobre o uso de correntes de neve.

O que são correntes de neve?
Durante a estação mais fria, chuva, neve e gelo fazem a sua aparição na estrada. Na verdade, são geralmente um dos elementos mais recorrentes. Se não transportarmos pneus especiais para o inverno no nosso carro, temos de utilizar outros dispositivos que garantam a máxima proteção. Isto é para não perder o controlo do veículo e minimizar tanto quanto possível os riscos de acidentes ou de sair da estrada.
Assim, um destes dispositivos são correntes de neve, que ajudam as rodas a adquirir um maior suporte ao pavimentoou à neve. Para isso, deve ser instalado no piso dos pneus para melhorar a sua tração. Além disso, ajudará a aumentar a capacidade de travagem do veículo, diminuindo assim a distância de travagem.
Quantas correntes de neve devem ser usadas?
O número de rodas do veículo não determina o número de correntes de neve necessárias. O mais importante é perceber quais são as rodas motrizes, ou seja, os responsáveis pelatransmissão da força do motor e da caixa de velocidades. Em suma, a primeira coisa é que pode identificar quais são as rodas que permitem que o veículo avance.
Desta forma, o número mínimo de correntes de neve que teremos de colocar será o equivalente ao número de rodas responsáveis pela transmissão de tração. Esta é uma diferença notável no que diz respeito à utilização de pneus de inverno, uma vez que estes devem ser colocados sobre todas as rodas.
Geralmente, os carros têm duas rodas motrizes, que podem ser localizadas no eixo dianteiro ou traseiro; exceto para os modelos 4×4, cujas rodas são todas acionadas. No que diz respeito aos veículos pesados ou de transporte, devem também ser transportados sobre as rodas de condução. Embora seja aconselhável tê-los sobre todas as rodas.
Quando devem ser colocadas correntes de neve no carro?
Muitas vezes não sabemos as situações em que é obrigatório transportar correntes de neve, para que possamos acabar com uma penalização ou causar danos ao carro por não as utilizar no momento certo.
Quando conduzimos numa estrada livre de neve e começa a nevar, as correntes de neve não devem ser colocadas imediatamente. Isto porque a neve ainda não endurece ou coalha na calçada, além de que, provavelmente, a camada é muito fina para ter que colocar este elemento. No entanto, quando uma considerável camada de neve se forma, aumentada por uma descida das temperaturas, será o momento ideal para colocá-las.
Como saber o momento ideal para colocar as correntes de neve?
A resposta é simples, porque basta observar o comportamento do veículo. Se notar perdas momentâneas ou diminuiçãos de tração, ou se o veículo alterar o seu comportamento, saberá que é hora de parar e instalar este elemento de segurança.
É igualmente importante sublinhar que devem ser removidas logo que a cobertura de neve diminua ou já estamos numa estrada livre de neve ou gelo. Não removê-las pode causar danos tanto nas correntes como nos pneus; por isso, é muito importante removê-las assim que já não forem necessárias.
É obrigatório usar correntes de neve?
Dependendo das circunstâncias, há momentos em que é obrigatório usar as correntes e outras quando não está. Regra geral, a sua utilização é obrigatória logo que se sinta que as rodas motrizes perdem a capacidade de tração ou começam a escorregar na superfície. No entanto, será sempre as autoridades competentes a determinar se, devido ao estado das estradas, é obrigatória a utilização de correntes de neve. Eles também informam o trecho específico da estrada em que devem ser usados.
Estesavisos são geralmente feitos através de sinais de tráfego estáticos e móveis, bem como de painéis de informação. Especificamente, é possível saber quando é que as correntes de neve devem ser colocadas de forma obrigatória pelo sinal vertical R-412, o que indicaque a circulação de veículos sem uso de correntes de neve não é permitida. No caso de não ter correntes no carro, não poderá conduzir na estrada. Esta circunstância vai forçá-lo a parar o seu veículo numa área que não obstrua a circulação de outros e aguarda que um limpa-neves limpe a estrada.
Extrema cautela em condições climáticas adversas
Em suma, em Confortauto recomendamos que leve sempre algumas no porta bagagens e faça uma verificação do seu carro antes de viajar na sua oficina mais próxima. Lembre-se que pode comprar pneus de inverno em confortauro.pt e desfrutar de segurança neste momento difícil na estrada.